Boa noite,
O #dia16 foi composto por:
- "Creme de Iogurte Natural (01 unidade), Chia Germinada (01 Colher de Sopa), Avelãs em pedaços com pele (07) e 03 unidades para decorar (10 unidades no total=10g), e Canela em pó (01 colher de chá rasa);
- 1/2 Maçã Granny Smith ( maçã verde);
- Chá de Camomila (01 Chávena).
Esse pequeno-almoço foi rico em proteínas do iogurte natural, e também da semente de chia germinada (rica em fibras, ômega-3, muitos minerais e vitaminas e proteína). As avelãs compõem o pequeno almoço substancialmente com ácidos gordos monoinsaturados, nomeadamente alta concentração de ácido oleico (ômega-9): que tem ações preventivas e benéficas ao nosso coração, e também são auxiliadores da memória.
Em um dos estudos que me embasei para falar com mais propriedades sobre as avelãs, encontrei um recente e português: Avaliação da actividade antioxidante de frutos secos, com citação:
" Alguns trabalhos realizados até ao momento (Durak et 0/., 1999; Orem et aJ., 2008) têm fornecido resultados muito positivos em relação ao uso de uma dieta rica em avelãs, por exemplo, tendo sido verificado um aumento significativo na razão do HDL/LDL, critério importante para avaliar o risco de ateroselerose. Além disso, Durak et 0/. (1999) verificaram que após recurso a um suplemento de avelãs, os níveis de malondialdeído (MDA) no plasma baixaram, ao contrário dos valores do potencial antioxidante que aumentaram. Este facto pode indicar que as reacções de peroxidação são em grande parte prevenidas por compostos antioxidantes presentes neste fruto seco."Resumidamente, as avelãs têm propriedades cardioprotetoras, são ricas em fibras (comer de preferência com pele), e de acordo com alguns estudos esse tipo de fruto seco ainda pode aumentar a razão HDL/LDL, importante marcador para avaliar o risco de aterosclerose, sem contar no potencial antioxidante do fruto.
Sugiro que comam de preferência no pequeno-almoço, ou lanche da manhã ou lanche da tarde. E que a quantidade não ultrapasse as 20 unidades/dia, pois todos os frutos secos são calóricos e para quem estiver interessado em uma dieta para perda de peso ou manutenção do peso é aconselhável um certo "cuidado" na quantidade da ingestão dos frutos secos, entretanto, é importante que os mesmos estejam presentes numa alimentação saudável, devido às ricas propriedades já apresentadas aqui.
Dando continuidade na composição do pequeno-almoço: a canela é uma especiaria com fator termogênico, rica em compostos polifenoicos, e estudos recentes revelam sua capacidade hipoglicemiante, como por exemplo essa Dissertação de Mestrado: Efeito da adição de 3g de canela (C.Burmannii), em pó, a um pastel de nata nos níveis de glicemia pós-prandial de adultos, feita por Ana Rita Jorge, da Nutrição Clínica do Instituto Superior de Ciências da Saúde Egas Moniz; nesse estudo é abordado como a adição de 3g de canela a um hidrato de carbono de elevado IG (índice glicêmico) pode regular e diminuir significativamente os níveis de glicemia pós-prandial em adultos, e a pesquisadora pode concluir através desse estudo que não foi apenas esse o efeito benéfico da adição da canela, como também ajudou a controlar os picos de glicose no sangue provocados pela ingestão de alimentos com alto índice glicêmico, como ainda sugere que a canela possa ser utilizada como um benefício adicional na redução do efeito hiperglicemiante que os alimentos com alto IG provocam. Mas dentro desse estudo, outros foram citados e a proporção é relevante uma vez que a canela parece não ter o efeito desejado em quantidades menores que 3g.
Portanto, incluam a canela na vossa alimentação, mas com cautela, pois a mesma também tem efeito tóxico se consumida em grandes quantidades, e há quem tenha hipersensibilidade à especiaria. Atenção especial aos seguintes grupos:
- pessoas que tomem medicamentos anticoagulantes: cuidado ao ingerir a canela, pois pode provocar hemorragia;
- pessoas que façam uso do antibiótico tetraciclina podem ter a ação reduzida do antibiótico pela ingestão da canela;
- pessoas que apresentem doenças hepáticas, tenham atenção ao consumo de canela, devido a curcumina, um dos componentes da canela já ter sido associados a casos de hepatoxicidade.
- gestantes: não devem consumir canela, devido o efeito abortivo da mesma.
Feitas as ressalvas, esse pequeno-almoço é muito saudável e tem em média: 225 kcal
Abraços nutridos,
Nutri Thaís Ramos
Sem comentários:
Enviar um comentário