Bom dia meus caros,
Conforme combinado irei postar as fotos dos pequenos-almoços em atraso (devido a semana de atualização profissional e trabalho de 02/06 a 07/06), então no #dia19 do nosso desafio teve:
- 01 Chávena da Infusão de Ervas Morocco Mint (aquele chá de menta e especiarias que eu comprei para experimentar - da Lipton, se quiserem saber mais sobre o que escrevi acerca dessa chá: Ler mais sobre Chá de Menta e Especiarias da Lipton);
- 01 Iogurte Natural com: 01 colher de chá cheia de Sementes de Girassol, 02 Colheres de Sopa de Flocos de Cevada Integral Tostados (para substituir os "cereais empacotados e ricos em açúcar e gordura vegetal"), é possível encontrar diversas marcas no mercado, mas não há grande diferença de preços entre as marcas conhecidas e as marcas brancas, eu comprei a minha da "Cem Porcento", mas tem marca branca no Continente: Flocos de Cevada Tostada. Os flocos podem ser encontrados cru ou tostados, a cevada, assim como a aveia, são ricas em β-glucanas. De acordo com o estudo: Composição Centesimal e Teor de β-glucanas em Cereais e Derivados, de 2003 (não tão recente, mas de fonte muito fidedigna, pois foi realizado também por um Professor que tive na pós graduação, o Prof. Dr. Alexandre Fujita, por isso sei que o estudo tem bons embasamentos científicos) as β-glucanas têm boas coisas a nos oferecer. Segue abaixo citação parafraseada:
" As β-glucanas são polissacarídeos que fazem parte da fração solúvel da fibra alimentar, ou seja, atuam de forma diferente das fibras insolúveis. As principais funções das β-glucanas de cereais são: diminuir a taxa de colesterol plasmático, principalmente em pessoas com hipercolesterolemia, e ainda atenuam a resposta glicêmica e insulínica pós prandial, o que faz com que sugestivamente esse tipo de cereal seja utilizado para prevenir doenças coronárias e diabetes mellitus. Esse estudo revelou que a maior concentração de β-glucanas está na cevada e na aveia, comparadamente a outros cereais como o trigo e o triticale. Uma observação essencial nesse estudo é que conforme o grau de processamento dos cereais há maior ou menor perda de nutrientes, do que a ingestão do alimento in natura, que preserva os nutrientes."
Com isso eu sugiro que incluam na vossa alimentação cereais como aveia e cevada, e que se possível consumam na sua forma integral (e em flocos grossos). A cada processamento que a indústria alimentar faz é mais uma perda nutricional, e adição de sintéticos para estabilizar, conservar, não aglutinar, etc. Sendo assim, prefiram os flocos em vez de farinha, por exemplo.
E dando continuação ao conteúdo desse pequeno-almoço, também adicionei na "tigela": 01 colher de chá cheia de Canela e para completar comi 01 Pêssego Pequeno.
Portanto, foi um pequeno-almoço rico em proteína (animal: iogurte e vegetal: cevada integral), hidratos de carbono complexo e integral; ingrediente termogênico natural e hipoglicemiante (canela); fibras solúveis com efeitos benéficos para o coração e preventivamente para doenças crônicas (cevada integral); "gordura do bem" proveniente das sementes de girassol (proporção poliinsaturada e monoinsaturada quase iguais); chá com suas propriedades de aumentar o sistema imunitário, termogênico e digestivo; sem falar nas vitaminas e minerais contidas na totalidade desse pequeno-almoço com: caroteno, vitamina A, algumas vitaminas do complexo B, vitamina C, vitamina E, folatos; e os mineirais: cálcio, potássio, sódio (intrínseco), magnésio, fósforo, selênio e "algum ferro".
Espero que tenham gostado,
Abraços nutridos,
Thaís Ramos
Nutri
Sem comentários:
Enviar um comentário