terça-feira, 3 de junho de 2014

30 dias do meu Pequeno-Almoço #dia15 (Nutri dando o exemplo prático)

Boa dia novamente! :)

Antes de falar sobre a Sopa de Espargos de ontem... vou falar sobre o pequeno-almoço de ontem, já contamos 15 dias e o desafio permanece. A cada dia, um novo sabor, uma nova vontade de apresentar um pouquinho do meu dia, e como é simples tornar o de vocês saudável também.

Segunda-feira, dia de organizar a semana, dia de correria, de aula online, de terapia, de orações, dia de tanta coisa!!! (Sei que vocês também tem muitos compromissos).

Contudo, a melhor parte disso é que mantemos a assertividade em nossas escolhas, não é mesmo? "Bóra" todo mundo escolher comer de forma saudável, não só pelo corpo fitness, mas principalmente pela saúde que é o meu foco aqui sempre.

O corpo galera, cada um tem o seu, e é preciso respeitar os limites do seu corpo, sua estrutura física... Aceitação. E não estou dizendo para aceitarem estar acima do peso, muito menos obesos, mas para aceitarem que dentro do peso adequado não é preciso perder mais 10kg só para parecer a Barbie ou o Ken... Sintam-se felizes, seria muito chato um mundo de gente igual, totalmente simétrica e perfeita. A diversidade é interessante... Qual o mal em ter o rabo saliente? ou em não tê-lo do tamanho desejado? Qual "a crise existencial" em ter uma barriguinha, ou as coxas mais protuberantes... (essa é para as mulheres principalmente), em consulta eu sempre digo: nós mulheres fomos concebidas para dar a luz a outros seres, precisamos de uma anca mais larga (e se não for agora, na época do bebê vai ficar um pouco), afinal nem todo mundo tem o dom ou a pancada de ser a Carolina Patrocínio.Precisamos de aceitar a ideia de que somos todos diferentes e cada qual com sua qualidade física (acreditem, a qualidade intelectual pode contar muito mais vezes, só depende do ponto de vista de cada um).

Agora, chega de "blá-blá" e vamos ao pequeno-almoço:
#dia 15

  • Chá de Limão Siciliano (o amarelinho) e Gengibre;
  • 04 Bolachas Cream Cracker Integrais;
  • 02 Figos da "Compota de Figo Caseira e Biológica que minha sogra faz" (é tão bom, mas dura o ano inteiro literalmente, porque eu apesar de gostar não é minha paixão);
  • 10 Miolos de Avelãs com Casca.
Total aproximadamente: 237kcal 


Análise: pequeno almoço rico em fibras, com uma quantidade razoável de potássio, cálcio, fósforo, magnésio, ferro, folato e triptofano (das avelãs), sem contar as gorduras mono e poliinsaturadas (do bem), e não posso me esquecer da quantidade de proteína fornecida nesse pequeno almoço: 1,4g dos 10g de avelãs, e 1g das bolachas integrais + provavelmente 0,3g de proteína dos figos (30g) = 2,7g de proteína... que para um pequeno-almoço sem leite/queijo ou iogurte está muito bom! :) E ainda tem o chá da casca de limão, que contém cálcio. Já o gengibre é um poderoso antiinflamatório, aumenta o sistema imune e é termogênico, ou seja, essa última propriedade do gengibre confere a ele ser um potencial acelerador do metabolismo, e auxiliar na queima de calorias e gordura.

Eu tenho evitado o leite o máximo que consigo, não tenho apetência por bebê-lo de manhã, e sempre ficava com a rinite alérgica atacadíssima após consumí-lo. Para mim, o leite é para o bezerro ou para as crianças...
Vamos tomar "leites" mais saudáveis, que nada mais são do que os extratos de cereais, frutos oleaginosos:
Leite de Amêndoas, Leite de Avelãs, Leite de Aveia, Leite de Arroz... Ainda consumo o leite magro, mas não chega a 1x/semana, é mesmo raro... Mas o iogurte sim, esse eu gosto de consumir, tanto faz se é no pequeno-almoço, ou nos lanches, contudo dou preferência pela versão natural, com exceção de consumir alguns iogurte que vem com frutos vermelhos em pedaços ou morangos. Só que normalmente dou preferência por fazer o meu iogurte com frutas.

Espero que tenham gostado e desculpem o atraso.

Abraços nutridos,

Thaís Ramos 
Nutri

Sem comentários:

Enviar um comentário