Ontem comemorou-se o Dia Mundial Sem Tabaco.
O tabaco faz mal à nutrição do seu organismo também, pessoas que fumam tem o paladar diminuído, dentes amarelados, estão mais susceptíveis a terem cancro oral e de pulmão, possuem mais propensão a desenvolver problemas respiratórios, até quem sabe desenvolver um enfisema pulmonar, que é gravíssimo e pode levar a morte.
No livro do Dr. Drauzio Varella e Dr. Carlos Jardim, intitulado: "Cigarros", da Coleção Doutor Drauzio Varela- Um guia prático de saúde e bem-estar, tem um trecho muito interessante:
"Todo fumante/fumador gostaria de parar de fumar, mesmo aqueles que afirmam o contrário. Se ficar longe do cigarro fosse fácil e não provocasse sofrimento ninguém mais fumaria.Quem gosta de depender de uma droga que causa abstinência de meia em meia hora?"
Dentro do livro ainda é possível encontrar um Teste de Fragerström, que fornece uma ideia aproximada do nível de dependência de cada pessoa; o Dr. Drauzio Varela explica em pormenores como se livrar da dependência química, física e psicológica do cigarro, e ainda como ultrapassar os sintomas de abstinência, mais caracterizados por: ansiedade, inquietação, irritabilidade, distúrbios do sono, falta de concentração, suores, dor de cabeça, alteração do hábito intestinal e tonturas.
A realidade é que as substâncias do cigarro não só causam adicção como podem matar.
Vejamos essa ilustração:
É... parece-me que não tem nada de "estiloso" em se envenenar! (Para as pessoas que acham que o cigarro proporciona estilo, segurança, status).
De acordo com o link postado inicialmente no topo, a OMS (Organização Mundial da Saúde) revela que anualmente 6 milhões de pessoas morrem no mundo em decorrência do tabaco, sendo que dentro dessa estatística horrível 600 mil pessoas são não fumadoras, ou seja, apenas tragam o fumo alheio. A organização estima ainda que se nada for feito a respeito, a epidemia do tabaco pode matar 8 milhões de pessoas ao ano até 2030, e que ainda dentro dessa mesma estatística 80% dessas possíveis mortes serão produzidas pelos países de baixa e média renda.
O que a OMS e seus associados pedem na comemoração do Dia Mundial Sem Tabaco é para que os países aumentem os impostos relativos ao tabaco até níveis que abaixem o seu consumo.
Cá para mim, a consciencialização (PT)/conscientização (BR) das pessoas que ainda não são fumadoras é de grande importância, esse apelo tem que ser feito principalmente para os jovens, dentro inclusivamente da rede escolar, e nos meios onde estejam inseridos os adolescentes, pois são estes os que mais vejo aderirem às modinhas dos cigarros, e depois de viciados fica mais difícil deixar... Mas não é impossível. Em Portugal, existe um Programa Nacional para Prevenção e Controlo do Tabagismo, e as consultas para cessação do tabagismo não pagam taxas moderadoras.
Abaixo deixo-vos um link em pdf para visualizarem os locais, horários e contactos para as "consultas anti-tabagismo":
A grande maioria das pessoas que são fumadoras tem medo de parar de fumar e aumentar de peso, por isso também é relevante o acompanhamento nutricional enquanto estiver a deixar o tabaco, pois nas consultas de nutrição o paciente é ajudado a ter cuidado com a alimentação.
Abraços nutridos,
Nutri Thaís Ramos
Sem comentários:
Enviar um comentário