Bom dia, boa segunda-feira.
Hoje é aquele típico dia de sentido de recomeço, particularmente para mim que não estava em Lisboa e vejo-me com inúmeras tarefas a retomar.
Mas como dizem os espertos: "Comecemos pelo começo" (risos), e nessa redundância não poderia deixar de perguntar: Hoje é sempre um bom começo para fazer dieta??
É o que todos pensam, e parece que sim, pois dá a sensação de iniciar corretamente, uma vez que a semana inicia para muitos (senão todos) na segunda-feira, pois caracteriza dia de voltar aos afazeres, sejam eles trabalho, escola ou ambos.
Mas esperem! Os miúdos estão de férias!!! E é aí que as mamãs enlouquecem... (risos) Ah... é bom poder passar mais tempo com os filhotes, ou que os avós passem...
Então, depois de falar sobre tudo e nada, nessa segunda-feira plena, cheia de sol, alegria, harmonia eu voltei para fazer uma análise da referida publicação: Pequenos-almoços do desafio - 07 dias exclusivos para vocês.
Desta forma, gostaria primeiro de analisar as fotos (cliquem no link acima e revejam as fotos): a variedade de alimentos que existem nelas no período curto de 07 dias.
Percebam como é simples fazer um pequeno-almoço saudável, diferente, relativamente barato [com certeza sai bem mais barato do que tomar o pequeno-almoço no "café/pastelaria" todos os dias, e em relação a ser saudável não quero ser redundante, pois no café encontram-se algumas exceções à regra, mas é certo que a maior parte das pessoas anda a comer bolinhos, tostas, torradas, e só aí já daria muito o que falar (negativamente)].
Média de tempo que gasto diariamente para fazer meu pequeno-almoço: 10 minutos. Certamente, que algumas preparações são mais elaboradas que outras, mas com o passar dos dias vai ficando mais fácil. E depois o "Galão" ou a "Meia-de-leite" são comparados àqueles almoços da casa de um parente que cozinha muito mal, e você está enfadado de visitar só para não ter que voltar a comer daquilo.
Como eu faço para decidir o que comer, como eu consigo não comer a mesma coisa diariamente? Uma resposta a todas as perguntas: Eu como o que me apetece, o que tem no meu frigorífico e/ou na minha despensa, mas faço escolhas saudáveis.
Daí parto do princípio de que tenho que ter minimamente organização, se quero no dia seguinte tomar um batido de Abacaxi, Hortelã e Chia e comer Pão de Centeio, por exemplo.
E faço uma ponte para um assunto que muito me interessa, pois sou contra o desperdício de alimentos, e aqui em casa tudo se aproveita ou então as refeições são feitas na medida certa.
Outra coisa que vocês devem ter reparado nas fotos, de uma forma geral, é que tem pouco pão, e nesses últimos sete dias não teve pão (mas em outros tantos alguns dias eu comi pão ao pequeno-almoço). Eu sou adepta do pão, gosto de experimentar diversos tipos de pães, e principalmente aqueles que vão contribuir beneficamente para minha saúde, ou seja, pão com alto teor de fibras, pão com baixo sódio, teor reduzido de gordura, e preferencialmente integral, ou semi-integral, que é o caso do pão de mistura (mas muitos tem mais farinha de trigo comum do que a farinha de centeio, cuidado).
Portanto, o pão está dentro da minha alimentação, mas como há uma variedade infinita de outros produtos alimentares que podem ser substitutos do pão na "falta de", eu apenas demonstrei como é possível viver muito bem sem pães, bolos, tostas, e torradas diariamente. É que a "minha corda" pende mais para o lado de: comer uma tosta de pão integral com queijo ricotta, tomate fatiado, orégãos (sem manteiga) para acompanhar com uma sopa de legumes ao jantar vez ou outra.
Portanto, o pão está dentro da minha alimentação, mas como há uma variedade infinita de outros produtos alimentares que podem ser substitutos do pão na "falta de", eu apenas demonstrei como é possível viver muito bem sem pães, bolos, tostas, e torradas diariamente. É que a "minha corda" pende mais para o lado de: comer uma tosta de pão integral com queijo ricotta, tomate fatiado, orégãos (sem manteiga) para acompanhar com uma sopa de legumes ao jantar vez ou outra.
Um ponto a mais levantado aqui é: o pão que você compra é feito do quê? Acho válido para quem gosta de cozinhar, fazer o seu próprio pão, eu estou em fase experimental na cozinha em relação a isso, mas confesso que meus pães não são o que melhor faço dentro da culinária. Contudo, está aí uma boa chance de melhorar seu pequeno-almoço, ao fazer um pão sem conservantes, nem corantes artificiais, nem estabilizantes; e colocar na receita os seus ingredientes saudáveis preferidos.
Vejamos a tabela abaixo que eu preparei para analisar os ingredientes dos pequenos-almoços dos 07 dias:
Encontramos acima ingredientes: ricos em vitaminas, minerais (alguns oligoelementos), fibras (solúvel e insolúvel): sobretudo nas frutas, legumes, raízes, frutos secos e cereais (aveia, cevada); gordura mono e poli-insaturada (das sementes de girassol, chia, avelãs, cevada integral tostada); proteína de origem vegetal e animal (quinua, chia, aveia, cevada integral tostada e queijos, respectivamente); alimentos termogênicos (gengibre, canela, polpa de coco seco, chá de menta e especiarias); gordura saturada do coco (possui triglicerídeos de cadeia média, que são rapidamente absorvidos pelo fígado, e não estão associados a doenças cardiovasculares como o caso das gorduras saturadas de origem animal), mas como não deixa de ser uma gordura saturada, evitem comer a polpa do coco em excesso, assim como o óleo de coco, já a água de coco está liberada, pois é riquíssima em nutrientes e tem baixo aporte calórico; e os hidratos de carbono foram complexos e integrais em sua maioria, exceto as frutas e sumos (cevadinha integral tostada, tortita de arroz integral e quinua, flocos de aveia grossos, bolacha de aveia e trigo integral, bolacha cream cracker integral) o que é excelente, pois tem um baixo índice glicêmico e uma resposta menor a produção de insulina (produz o suficiente).
A média calórica dos pequenos-almoços foi de: 230kcal.
Espero que tenham gostado.
Abraços nutridos,
Thaís Ramos
Nutri
Sem comentários:
Enviar um comentário