Empacotado, engarrafado, com maior tempo de prateleira...muitos conservantes e corantes artificiais... E o pior de tudo 19 vezes mais açúcar do que a quantidade da própria fruta. Sem contar na loooonga lista de ingredientes. Isso não é normal para um simples sumo.
Que dura realidade que não é só brasileira!
Mas alerto que aqui em Portugal, apesar da rotulagem nutricional ter "o farol" que nos facilita a vida, e exemplifica o que é bom ou mau, fica outro ingrediente potencialmente perigoso, atrás da cortina, debaixo do tapete ou como vocês quiserem interpretar, o fato é que para reduzir o açúcar - ele está lá- o vilão tão perigoso quanto o açúcar: os adoçantes artificiais (aspartame, ciclamato de sódio, sacarina, acessulfame-K, entre outros). É para salientar que não temos estudos suficientes ainda para dizer concretamente sobre os malefícios desses adoçantes artificiais na dieta alimentar, e principalmente para crianças, que devem ter o desenvolvimento cognitivo adequado. Mas uma coisa sabe-se: a maior parte dos adoçantes sintéticos não são metabolizados pelo organismo... Por onde será que essas substâncias se alojam? A longo prazo, o que isso fará com o nosso organismo e o nosso ADN/DNA? É preciso pensar, levantar dúvidas e questões acerca de algo que não é natural. O nosso organismo não está preparado para receber essa "carga" de substâncias que não deveriam fazer parte da nossa alimentação.
Que tal ao invés dos sumos de caixinha dar ao seu filho a pura e simples: água!
Não estou a brincar... Não recomendo que todas as refeições tenham sumo de frutas naturais, pois já falamos sobre o excesso de frutose na alimentação e relação com o surgimento da diabetes e/ou o aumento de peso.
De vez em quando um sumo de fruta natural, ou com legumes para enriquecer em fibras e outras vitaminas e minerais, mas recomendo que façam a "abolição" dos sumos de caixinha para vossos filhotes. E para completar a ementa da lancheira: uma fruta ao invés do sumo de frutas de caixinha.
Reflitam sobre isso papás.
Abraços nutridos,
Thaís Ramos
Nutricionista
Sem comentários:
Enviar um comentário