domingo, 25 de maio de 2014

30 dias do meu Pequeno-Almoço #dia07 (Nutri dando o exemplo prático)

Bom dia, bom domingo!!! :)

Acordei com vontade de tomar aquele sumo de beterraba ou então ia fazer um batido de morangos com linhaça e leite magro, mas acabei fazendo o sumo de beterraba com laranja e chia (dessa vez sem a cenourita).
Esse sumo para mim é um dos melhores, gosto do sabor da beterraba crua combinada com a laranja e a chia dá aquele toque todo especial "crocante" e nutritivo.

Então a refeição ficou assim:

  • 01 Copo de Sumo de Beterraba com Laranja (3/4 beterraba pequena), 02 laranjas pequenas, 01 colher de chá rasa de sementes de chia - 125
  • 02 Bolachas de Aveia e Trigo Integral - 50kcal
  • 01 colher de sopa cheia de Queijo Ricotta Italiana (33g - 55kcal)





Total: 230 kcal (valor adequado para um pequeno-almoço energético, para controlo ou perda de peso, em comparação a uma dieta com VCT* de 1200 a 1250kcal, sendo 20% desse valor calórico distribuído no pequeno almoço).

A Ricotta que encontro nos hipermercados aqui em Lisboa é essa na foto ao lado, e fica normalmente na zona de queijos estrangeiros (proveniente de Itália). Nem sempre está disponível em prateleira, mas vem uma quantidade razoável 
de 250g por unidade e custa em torno de €1.60. Gosto da 
Ricotta, pois é um queijo cremoso (intermediário em gordura) que em 100g (ou seja, em 3 colheres de sopa) fornece:

Energia: 165 Kcal; Proteínas: 8g; Glícidos: 4g; Lípidos: 13 g,

 Cálcio: 300mg, Fósforo: 200mg


Curiosamente, a Ricotta italiana é diferente da Ricota produzida no Brasil, essa última tem teores mais baixos em gordura do que a dos italianos. A textura é totalmente diferente, enquanto a ricotta italiana é cremosa, a Ricota brasileira é "esfarelada" ao corte.
Vejam abaixo a Ricota do Brasil para verem a diferença de aspecto. Claramente também existe uma diferença de sabor, a brasileira é menos saborosa, por ter menos gordura.

Enfim, o importante é variar nos queijos e tentar encontrar os baixos a medianos em gordura, uma vez que esse nutrimento em demasia faz mal ao nosso coração, e a tantos outros órgãos.

Abraços nutridos,

Thaís Ramos
Nutri


*VCT: Valor Calórico Total

Sem comentários:

Enviar um comentário