Queridos leitores,
Hoje realmente não pude postar mais cedo o desafio que lancei sobre meu pequeno-almoço.
O dia foi bastante cheio de trabalhos (o que é muito bom, não é mesmo?)
Sendo assim, arranjei um pouco de tempo à noite para falar sobre hoje.
Aposto que como aconteceu comigo, acontece convosco também. Acordei atrasada. E como tal não pude incrementar muito minha primeira refeição da manhã. Então o que eu fiz: coloquei 04 bolachas de aveia e trigo integral numa caixinha plástica, e fiz um Chá de Camomila que foi para uma garrafa.
Conseguem imaginar que tomei esse pequeno almoço pelo caminho do compromisso que tive hoje cedo.
Imprevistos acontecem, e um deles é ter uma noite de sono tão boa e achar que é domingo! (risos)
O importante aqui foi decididamente focar 05 minutos do meu dia que se iniciou atrasado em fazer um chá, arranjar uma caixa plástica e guardanapos para colocar as bolachas e optar por ter um início de dia mais saudável. Afinal, o que a maior parte das pessoas faz quando acorda atrasada?? Há três opções clássicas:
a) jejum
b) tomar um iogurte líquido (e passar a manhã toda só com isso)
c) ir tomar o pequeno-almoço numa pastelaria quando encontrar um espaço de tempo.
Vamos falar sobre essas opções:
a) jejum: péssima escolha, porque o corpo esteve de jejum a noite toda e precisa de energia, precisa de alimentos. Portanto, o que seu organismo fará será assimilar todo e qualquer nutrimento oferecido assim que você comer "qualquer coisinha". Esperemos que não seja um folhado de salsichas e um café. (Acreditem, pessoas fazem isso).
b) tomar um iogurte líquido: escolha mediana, pois o iogurte líquido vai fornecer uma certa energia proveniente das proteínas, entretanto, por ser líquido, em breve você estará com uma super sensação de fome. Nesse caso é mais válido um iogurte sólido/consistente. E por favor, tente não passar a manhã toda apenas com esse iogurte.
c) ir tomar o pequeno-almoço numa pastelaria quando encontrar um espaço de tempo: vocês devem estar se perguntando como a pessoa arruma tempo para ir a pastelaria e não arruma tempo para comer em casa, mesmo estando atrasada. Eu absolutamente não sei responder o motivo, mas sei dizer as consequências: pastelaria normalmente não dá opções saudáveis, e a pessoa sente-se tentada a comer um bolo, uma tosta, ou "qualquer coisinha" com no mínimo 300kcal, e ainda há a bebida...que sabe lá o que será... (Acreditem, há relatos disso).
Portanto, tentem fazer o mais simples: TER FOCO.
Façam um chá/ tomem um galão em casa (sem açúcar, é claro, ou com Stevia)/ tenham sempre umas bolachas integrais à mão e alguma fruta prática (maçã, pera, pêssego, alperce, ameixa). Façam a escolha saudável, mesmo diante de dias difíceis.
É como diz minha professora de Yoga, a tão querida Maria João: " Mais importante do que fazer o Ásana (posição psicobiofísica que exige concentração e resiliência) é saber relaxar durante o Ásana, saber relaxar em tensão". Associo isso aos dias difíceis, sempre há escolha, sempre dá para "relaxar em tensão", basta usar seu foco.
Hoje não há fotografias de minha autoria, mas amanhã farei o possível para que sim.
Por hoje fiquem apenas com o tipo de bolacha que comi, cada uma tem em torno de 25kcal (são um pouco calóricas, mas são ricas em aveia e trigo integral, ou seja, fibras). Total 4 bolachas: 100kcal
O chá de Camomila: 02kcal
As cerejas (um punhado- 50g): 30 kcal
Total: 132 kcal
Como o pequeno-almoço foi hipocalórico, é importante complementá-lo com um lanche da manhã adequado. Lembrem-se sempre disso ;)
Abraços nutridos,
Thaís Ramos
Nutri
Sem comentários:
Enviar um comentário