Hoje é segunda-feira, e no sábado eu comprei as ervas da Flor de Hibiscus (no pacote não vem informação de que parte da flor as ervas são provenientes) para fazer chá durante a semana.
O chá de Hibiscus (ou Hibisco) é mundialmente conhecido por suas propriedades antioxidantes e antimicrobianas. Popularmente essa planta também é conhecida como vinagreira, rosela, caruru-azedo, azedinha, caruru-da-guiné, azedada-guiné, quiabo-azedo, quiabo-róseo, quiabo-roxo, rosela, rosélia, groselha, quiabo-de-angola, groselheira. O hibisco é da família Malvaceae, de origem da África Oriental.
Essa plantinha é reconhecida como alimento funcional em diversos países, principalmente nos asiáticos; também possui outras vertentes para além do chá, tais como: bebidas, alimentos, conservantes e antioxidantes produzidos através do vegetal.
As diferentes estruturas da planta: cálice, calículos, frutos, sementes, possuem concentrações variadas de antocianinas. Pelo que o estudo: Avaliação do extrato alcoólico de hibisco (Hibiscus sabdariffa L. )como fator de proteção antibacteriana e antioxidante revela que o extrato alcoolico dos cálices teve poder antibacteriano maior do que o extrato alcoolico dos frutos/sementes, isso porque possivelmente há maior concentração de antocianinas no cálice da planta.
Sendo assim, outros estudos mencionados no artigo acima corroboram a ideia de que o cálice do Hibisco, possuinte de alta concentração de antocianinas, atua como boa fonte antioxidante devido aos compostos fenólicos presentes.
Em algumas partes do mundo as sementes são trituradas e são boa fonte de proteína e em outras as sementes são torradas e substituem o café.
Após essas informações boas, hoje pela manhã tomei minha dose antioxidante, vejam o pequeno-almoço de hoje:
- 01 Chávena de Chá de Hibiscus - 02 kcal
- 01 Banana Grande cortada em rodelas (90kcal) com:
- 01 Colher de Sopa de Aveia em Flocos (40kcal) e
- 01 Colher de Chá Rasa de Mel (11kcal) (do bom!) com
- 1/2 Colher de Café de Canela em Pó (01kcal)
Total: 144kcal (Hipocalórico, porém nutritivo, será compensado em kcal com o lanche da manhã)
Vale lembrar que outros artigos científicos (aos quais eu não tive acesso ao artigo na íntegra, pois não pude comprá-los, mas li o resuminho) falam sobre como uma dieta composta por Hibiscus pode fazer bem à saúde, como é o caso desse estudo: Extrato de Hibiscus sabdariffa inibe o desenvolvimento de aterosclerose em coelhos alimentados com colesterol, basicamente no resumo eles falam sobre o grupo controle de coelhos que recebem dieta rica em colesterol, e o outro grupo de coelhos que também recebe a dieta com colesterol + extratro de Hibiscus durante 10 semanas. Os resultados foram melhores no grupo que recebeu o extrato de Hibiscus como parte da dieta. Houve diminuição de triglicérides, colesterol total e fração LDL-c (colesterol ruim), para além de observarem uma redução acentuada de aterosclerose grave na aorta. Estes resultados positivos sugerem que o extrato de Hibiscus inibem os lípidos séricos e apresentam atividade anti-aterosclerótica. Esse estudo também mencionou outros estudos da planta como agente da medicina natural contra hipertensão, doenças hepáticas, e até mesmo uma simples febre.
Portanto, o Hibisco pode auxiliar em nossa saúde em diversos fatores:
- agente antioxidante;
- agente antimicrobinano;
- atua contra doenças do fígado;
- possui atividade anti-aterosclerótica;
- diminui o colesterol total, triglicérides, e o colesterol ruim (LDL-c);
- é um anti-hipertensivo natural;
- atua contra a febre.
Até agora vimos 7 propriedades ótimas dessa planta, entretanto, encontrei mais alguns artigos científicos recentes que revelam outras propriedades tão interessantes quanto essas citadas acima.
Sendo assim, meu próximo post será sobre o Hibiscus e suas propriedades benéficas.
Abraços nutridos,
Thaís Ramos
Nutri
Sem comentários:
Enviar um comentário