Olá mais uma vez,
Conforme muitas pessoas (pacientes e conhecidos) me perguntam tanto sobre o Kefir, pedi ao autor principal do Manual de Iniciação para Cultura de Kefir de Leite, António Lopes, que esse material tão vasto e bom seja partilhado aqui no blogue.
Quem nunca ouviu falar no Kefir, recomendo vivamente que baixe o manual e leia mais sobre o assunto, pela óptica prática, de vivências e experiências feitas pelo António e por muitas pessoas do grupo.
Conheci esse grupo ao buscar sobre como obter os grãos de Kefir em Portugal, o grupo está ativo no facebook, e é possível buscar doadores de Kefir desta maneira.
Obviamente, que ressalto alguns cuidados antes de marcarem um encontro com alguém que não conhecem, portanto, local público e de preferência movimentado.
Contudo, não ouvi relatos no grupo sobre acontecimentos negativos nos encontros. Pelo contrário, são pessoas que fazem isso pela simples razão de partilhar algo que em Portugal não se vende, e inicialmente é como se a "lei" que rege a cultura do Kefir fosse a doação, inicialmente para amigos, familiares, e pessoas próximas interessadas. Para conseguir abranger mais pessoas, formou-se o grupo, e ali também serve de ponto de encontro para partilha de dúvidas e experiências, o que eu acredito ser fantástico, afinal, o Kefir traz muitos benefícios à saúde, como regulação do trânsito intestinal, aumento da imunidade; consumir produtos fermentados de forma caseira pode ser uma alternativa muito boa e uma fuga, por assim dizer à indústria alimentar (iogurtes que contêm estabilizantes, corantes, emulsionantes, reguladores de acidez, etc.) É uma boa maneira de fermentar o seu leite e produzir iogurte, cremes para barrar e até queijo.
Contudo, como especialista em Gestão da Qualidade e Segurança Alimentar, tenho que chamar atenção para a adequada higiene na manipulação da "cultura", dos utensílios a utilizar, e inclusive das mãos de quem for fazer o fermentado, afim de evitar contaminações.
O manual de iniciação do António está muito completo, mas ele é muito cuidadoso e vai sempre fazendo atualizações, assim cada vez mais as informações lá contidas ficam mais claras e objetivas.
Faço doação de Kefir de Leite (que é o que eu utilizo). Quem quiser, pode entrar em contacto e na altura digo se tenho o suficiente para doar ou se é preciso aguardar mais alguns dias.
O Kefir de Leite por ser uma cultura de bactérias acido-lácticas e fungos, "se alimenta" basicamente da lactose (açúcar) do leite, portanto o fermentado pode ficar com níveis bem reduzidos de lactose dependendo das horas de fermentação. A cada fermentação vai notar que os grãos de Kefir se multiplicam, e por isso é possível e recomendável fazer a doação.
Leiam o manual, em caso de dúvidas estou a disposição.
Lembrando que é possível substituir o fermentado de Kefir em receitas que levam leite, iogurte, natas e melhorar sensivelmente a alimentação com pequenas mudanças.
Um agradecimento final ao António, por autorizar a partilha do material dele aqui.
Abraços nutridos,
Thaís Ramos
Nutri
Sem comentários:
Enviar um comentário