É um doce, tipo geleia, dá para barrar torradas, tostas, pães integrais, e matar aquela vontade que dá de comer um pão com geleia, mas sem o teor absurdo de açúcar das geleias tradicionais.
Não costumo fazer propaganda de nenhum tipo de produto, mas o fato é que eu não encontro em nenhum outro local a preço acessível e com as mesmas condições nutricionais (SEM AÇÚCAR DE ADIÇÃO, SEM ADOÇANTES ARTIFICIAIS).
Desde que descobri (com a minha mania de ler os rótulos dos alimentos nos supermercados) esse Doce, utilizo-o esporadicamente para barrar uma tosta ou torrada integral num lanche da manhã ou da tarde.
A verdade é que face ao que é apresentado nos supermercados isso é um achado, e pelo preço mediano: fator número dois de compra. Quando vou ao Celeiro ou lojas parecidas, acho alguns produtos totalmente acessíveis e de boa qualidade, porém, outros com preços de bradar aos céus.
Em uma pesquisa que fiz de "olhômetro" ao comparar as geleia/compotas/doces tipo geleia mais tradicionais em Portugal, a quantidade utilizada de açúcares é um absurdo. Sabemos que o Brix podem variar de até 60% açúcar para 40% fruto... é muito açúcar para pouca fruta! Portanto, como encontrei essa opção dentro de uma rede de Supermercado muito frequentada, resolvi partilhar com vocês.
Os ingredientes do doce são apenas: sumo de uva integral, pectina, pectina amidada (que é um conservante, mas dos que menos fazem mal) e os frutos em concentrações diferentes. No rótulo diz "Sem corantes, nem conservantes", realmente a pectina amidada torna-se um conservante, mas por ser fibra natural com tratamento químico, eles não colocam isso no rótulo (o que do meu ponto de vista é errado). Mas acreditem, é das geleias/doce que aparenta ser mais saudável. A ingestão de pectina amidada diária não está especificada em Portugal. Segundo a ASAE (Autoridade de Segurança Alimentar e Económica), em uma lista de aditivos alimentares publicada em 2009, a descrição de pectina e pectina amidada é:
E 440 — Pectina e pectina amidada; a pectina é um polissacárido acídico das plantas, obtida em geral de maçãs e laranjas; a pectina amidada obtém-se por tratamento com amónia em condições alcalinas; utiliza-se como emulsionante, estabilizador, espessante e gelificante.
Entretanto, como podemos ver a pectina amidada entra como estabilizador e não conservante. As funcionalidades podem ser similares, mas não são iguais. Sendo assim, o rótulo alimentar está correto ao dizer sem corantes, nem conservantes.
Normalmente por cada colher de chá de doce via nos rótulos de 12 a pasmem: 21g de açúcar. Esse contém 5g de açúcar por colher de chá, mas é o açúcar naturalmente presente na fruta.
Espero que tenham gostado.
Até breve,
Thaís Ramos
Nutricionista
Fontes:
- http://www.asae.pt/ (Consulta realizada em 21/07 às 10h)
- http://www.insumos.com.br/aditivos_e_ingredientes/materias/365.pdf (Consulta realizada em 21/07 às 10h14)
Sem comentários:
Enviar um comentário