Com a comemoração ainda recente do dia Mundial da Alimentação, no último 16 de Outubro, ainda temos outra ideia para abraçar e celebrar, é que em 2014 comemora-se o ano contra o Desperdício Alimentar na Europa. Unir as duas coisas: uma boa alimentação sem desperdício é o mais adequado e inteligente.
A meu ver quem desperdiça dos alimentos não tem consciência do mal que está a fazer não só a si, mas também aos outros. Se a produção for o mais próximo do consumo não há desperdício de bens primordiais para a produção, como a água, o tempo e o pagamento de operários ou despedimento por quebra de produção, a utilização do solo, a criação de animais, a energia dispendiosadas grandes indústrias, e até mesmo a energia que o pequeno produtor gasta para fazer o próprio negócio, sem contar as embalagens. Enfim, toda a complexa cadeia alimentar desde a produção ou criação até a mesa do consumidor tem que sofrer o mínimo possível com o desperdício alimentar, assim evitamos diretamente a pobreza, pois quanto mais uma empresa gastar para produzir determinado produto, mais ela irá aumentar o valor deste produto - e quem tem baixo poder de compra fica limitado a inúmeros produtos.
Lutar contra o desperdício é lutar contra a pobreza, a fome mundial e o em prol do meio ambiente.
Se cada um fizer a sua parte pode ajudar a si e aos outros.
A ONU (Organização das Nações Unidas) juntamente com o PNUMA (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente) e a FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura) criaram um logo muito interessante e que apela para essa consciência na compra, preparo e consumo: Pensar, Comer, Conservar - Diga Não ao Desperdício.
Cliquem no link abaixo e vejam as ideias para evitar o desperdício alimentar.
10 ideias para evitar o desperdício alimentar - Dinheiro Vivo
Abraços nutridos,
Thaís Ramos
Nutricionista
Sem comentários:
Enviar um comentário