terça-feira, 15 de abril de 2014

Inquérito de Saúde para Avaliar o Consumo de Água dos Portugueses

Bom dia,


Hoje venho divulgar esse inquérito de saúde que está sendo feito através do Instituto Ricardo Jorge, de forma a avaliar o consumo de água dos portugueses.

Como sabemos a água é fonte vital para nossas funções orgânicas. Tem gente que só lembra da água quando tem sede ou no verão. Erro colossal. A água deve ser ingerida, diversas vezes ao dia, em torno de 8 copos de água/dia ou 2 litros, claro que salvo alguns casos mais específicos de aumento ou diminuição da ingestão de água devido a tais particularidades, como: dieta restrita de líquidos sob prescrição médica (tem volume de água ingerido controlado), atletas ou praticantes de atividade física (devem beber mais água para repor o que é perdido).
Os idosos tendem a esquecer mais frequentemente de beber água, contudo devem ser vigiados e amparados nessa questão, pois a desidratação da terceira idade é agravada pelo fator idade e são observados sintomas mais severos, como por exemplo a alucinação (ocasionada pela falta de água de forma prolongada no organismo). Idosos que vivem sozinhos são mais susceptíveis a tal episódio.  A maioria das pessoas da terceira idade tende a justificar a falha (da não ingestão adequada de água) principalmente pela dificuldade de locomoção em chegar a tempo a casa de banho, e para evitarem episódios de incontinência urinária, evitam beber água e outros líquidos com maior frequência. Infelizmente é um ato que piora a saúde dessa população que se torna mais vulnerável a determinadas doenças com o passar da idade. Sabe-se que popularmente falando: "segurar o xixi" faz muito mal a bexiga e pode até desencadear mais rapidamente a incontinência urinária. Portanto, quando der a vontade de urinar, já para a casa de banho! É importante que  a família, cuidadores de saúde estejam atentos a esses pormenores que podem fazer toda a diferença.

Bem, mas agora voltando ao tema principal da postagem, fica abaixo o link para responderem o Inquérito do Consumo de Água dos Portugueses:


E lembrem-se: Bebam água sempre.


Abraços nutridos,

Thaís Ramos



Sem comentários:

Enviar um comentário