sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

RASFF - Portal Europeu

Boa tarde pessoal,

Hoje venho dar a conhecer um site com informações muito importantes sobre como as análises microbiológicas e físico-químicas são tão importantes na nossa vida.
Através do mundo globalizado, podemos comer diversos produtos/alimentos de outros países, e até mesmo produtos alimentares inovadores do país onde vivemos. Contudo, existe um controle (ou controlo, se preferirem) em relação ao que entra em cada país, e a Comunidade Europeia, faz (ou tenta fazer) um rigoroso controle dos mais diversos alimentos ou rações para animais. Esse site chama-se RASFF (Rapid Alert System for Food and Feed), isto é, um site de sistema de alerta rápido relacionado a alimentos e rações para animais. O portal surge para facilitar a comunicação entre os países membros da União Europeia, os membros desse portal são autoridades que relatam os mais diversos tipos de contaminações ou riscos detectados de alimentos importados por esses países, e que podem vir de qualquer parte do mundo. Esse tipo de ação facilita a coordenação de tomadas de medidas para evitar propagação ou agravamento de doenças por ingestão dos alimentos e/ou rações para animais em questão.
Normalmente, todos os dias são inseridos dados que podem ser consultados e servem de alerta e também como base de dados para estudos na área da segurança alimentar.

Como funciona a comunicação no portal?


No esquema acima é possível ver que um membro RASFF recebe informações de diversos setores, e que as notificações expostas no portal são como costumo dizer "a ponta do iceberg", pois já ocorreu árduo trabalho das autoridades competentes pelas análises alimentares, aliás, essas análises podem ser feitas na fronteira ou em supermercados, então os alimentos são rechaçados ou sofrem re-call (recolhimento).

A princípio esse controlo ocorre no país importador, mas facilita a comunicação entre os países-membros do RASFF, que estão sujeitos a receberem o mesmo lote do produto. Abaixo vou exemplificar para ficar mais claro:
Portugal é um país membro do RASFF e as autoridades competentes por emitirem notificações quando necessárias são: Ministério da Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pescas e o Ministério da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento de Território. Essas autoridades governamentais comunicam um alerta da seguinte forma:




















Análise da notificação:
1) Dados importantes como data de notificação, tipo de notificação, ação tomada, país de origem da notificação, status da distribuição, tipo de produto e categoria do mesmo são primordiais. Os perigos analisados ou substâncias são descritos também, e englobados em determinada categoria(acima foi descrito um caso de microrganismo patogénico, mais especificamente presença de Salmonella spp. em ameijoas congeladas). É possível observar o resultado analítico e a data de amostragem. Também pode-se verificar para onde o produto foi distribuído (o que não ocorreu no caso acima, pois as ameijoas congeladas foram rejeitadas/reexpedidas) e outra informação principal é a origem do produto, no nosso caso acima podemos verificar que as ameijoas congeladas são originárias do Vietname.

Dados destes servem para nos mantermos alertas com os tipos de produto e contaminações mais corriqueiras, ou até mesmo como referi acima para relevante estudo sobre segurança alimentar.

Espero que tenham gostado do tema pouco habitual, mas não menos importante que abordei hoje aqui.

Abraços nutridos,

Thaís Ramos
Nutricionista

Fonte: https://webgate.ec.europa.eu/rasff-window/portal/index.cfm?event=searchResultList

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Open Day na EXPO - Parque das Nações


Essa sexta-feira, dia 07/02, das 14h30 às 19h30, estarei presente na Stetikxpress para sanar dúvidas de nutrição numa consulta descontraída, sobre hábitos alimentares, saúde, nutrição, estética.
Faça ainda uma avaliação corporal inteiramente gratuita, e fique a saber itens como: massa magra, massa gorda, água corporal, peso dos ossos, e sua taxa metabólica basal.

Venha para esse bate papo cuidar mais da sua saúde.

Local:
Cruzamento da Av. Dom João II com a Av. do Mediterrâneo, próximo ao Shopping Vasco da Gama, Estação de Metro Oriente, e Casino de Lisboa (mesmo ao lado do Parque das Nações).

Espero por você, até lá!

Abraços nutridos,

Thaís Ramos
Nutricionista